quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O anel de Claddagh

O anel da Claddagh (irlandês: Chladaigh fáinne) é um tradicional anel irlandês dado como símbolo de amor ou usado como um anel de casamento, ou compromisso.

As características: duas mãos segurando um coração com uma coroa. O coração representa o amor, as mãos representam a amizade e a coroa representa a lealdade, elementos estes de fundamental importância em um relacionamento sadio.

Claddagh é um anel que pode ser usado como símbolo de uma grande amizade, relacionamento, eternidade, noivado, casamento dependendo da intenção do usuário, ele deve ser dado como presente.

Há três formas tradicionalmente aceitas de usar o anel que pode ser sinal de status de relacionamento com alguém ou não:

1)  Quando usado no dedo anelar direito, com a ponta do coração apontando para a ponta do dedo, o usuário é livre de qualquer apego.

2) Sobre o mesmo dedo com a ponta do anel virada para o coração, ele sugere que o usuário está envolvido romanticamente, ou esperando alguém muito especial.

3) Quando o anel está no dedo anelar esquerdo com a ponta do coração apontado para o coração do usuário, é por que está seriamente comprometida, seu coração já tem dono e o amor está em sua vida.

O anel de Claddagh continua sendo usado, principalmente por aqueles de descendência irlandesa, como um símbolo cultural e como anéis de noivado e casamento. O anel de Claddagh tem uma grande importância em muitas famílias por suas gerações, pois eles são passados de mãe para filha de geração para geração.

A história do anel de Claddagh remonta a mais de 300 anos. A pequena vila de pescadores na Irlanda chamada chamada Claddagh foi onde a tradição dos anéis Claddagh começou. Esta era uma vila bonita e antiga, com ruas tortuosas e pequenas casas de barro com telhado de palha. A modernização mudou tudo isso agora, mas a tradição do anel de Claddagh ainda vive na Irlanda e em várias partes do mundo.

História de origem do anel

A história da origem começa com um jovem de Galway pelo nome de Richard Joyce deixando o seu verdadeiro amor em terras Irlandesas para fazer a sua fortuna nas Índias Ocidentais. Quando ele navegou em direção ao seu objetivo, seu navio foi capturado por um bando de piratas e ele foi vendido como escravo para um rei  mouro.

Através dos muitos anos de serviços para o rei, Richard aperfeiçoou a arte de fazer jóias, tornando-se um mestre artesão e ganhando o respeito e a admiração de seu mestre. Quando o rei William III negociou a liberdade dos escravos em 1689, o mouro ofereceu a Richard a mão de sua filha e um dote saudável em cima disso. Mas Richard recusou pois seu coração ainda estava na Irlanda.

Voltando a Galway, Richard descobriu que sua amada tinha permanecido fiel a ele durante todos aqueles anos. Em tributo a seu verdadeiro amor, ele criou o anel Claddagh. As duas mãos representam a sua amizade. A coroa significa a sua lealdade. O coração simboliza o amor verdadeiro. Richard encontrou sua amada e apresentou o Claddagh primeiro a ela, como seu anel de casamento. E os dois viveram felizes para sempre nunca mais se separaram novamente.



Esta lenda da história Claddagh é verdadeira na história da Irlanda. Sendo que os primeiros exemplares encontrados do anel de Claddagh, á cerca de 300 anos atrás, tem as iniciais de Richard Joyce. A maioria dos estudiosos e pessoas comuns acreditam que a lenda do Sr. Joyce é a verdadeira origem da história do anel de Claddagh.

4 comentários:

  1. Adorei seu post, tenho um anel igual a esse, que ganhei em Londres, e hoje fui comprar um anel de pedra, e a moça da loja quando viu o meu anel, perguntou o que significava, fiquei muito sem graça, e comentei que iria pesquisar, e a sua informação foi muito útil.
    Muito OBRIGADA.
    Abraço Carmem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em que sitio de londres conseguiste arranjar o anel? podias-me dizer sff.

      Excluir
  2. Esse anel e a história dele é muito linda *-*

    ResponderExcluir